BIODANZA

É um sistema onde os participantes tem a oportunidade de se desenvolverem como pessoa de forma íntegra e integrada.
“Biodanza é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto , do movimento e de situações de encontro em grupo.

ROLANDO TORO

(Concépcion – Chile – 1924-2010)

Foi um professor, psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno, criador do Sistema Biodanza e Presidente da IBF – International Biocentric Foundation. Viveu no Chile, Argentina, Brasil e Itália.

IntegraçãoHumana

O restabelecimento da unidade perdida entre a espécie humana e a natureza. A conexão consigo mesmo, com o semelhante e com o universo.

reeducacaoAfetiva

A base para a integração é a afetividade, que influencia sobre os centros reguladores, que por sua vez influenciam sobre os instintos, vivências e emoções.

renovacaoOrganica

A ação sobre a auto regulação orgânica. É o equilíbrio dinâmico de nosso organismo, que está sempre pendulando a buscando a homeostase.

funcoesOriginarias

Aprender a viver a partir dos instintos que conservam a vida e permitem sua evolução. A Biodanza é uma proposta vivencial de conexão com a vida.

TEÓRICO

A Biodanza tem bases na Biologia, Antropologia e Psicologia. Toda a fundamentação teórica está registrada pela International Biocentric Foundation e determina uma metodologia específica para aplicação das aulas.

VIVENCIAL

A transformação proposta pela Biodanza ocorre através de vivências integradoras: uma experiência vivida com grande intensidade no aqui agora com qualidade ontológica (se projeta sobre toda a existência).

COMO SE FAZ BIODANZA?

GRUPOS SEMANAIS

Os grupos semanais propõe um contato periódico do praticante com a Biodanza. O contato regular com os mecanismos de ação da Biodanza que irá possibilitar que haja um maior aprofundamento na proposta teórico vivencial do sistema.

Confira grupos semanais de Biodanza em SC

CURSOS / MARATONAS

As maratonas foram pensadas para promover um aprofundamento vivencial para os participantes, normalmente elas ocorrem durante um período alguns dias em regime de imersão. Estes trabalhos normalmente requerem que os participantes já tenham tido contato por determinado tempo com a Biodanza.

Confira os próximos eventos da ECB.

ESCOLAS DE FORMAÇÃO

Existem centenas de Escolas de Formação espalhadas pelo mundo, são instituições que oferecem curso de formação para Professores Facilitadores de Biodanza. O curso dura em média de 3 anos e existem duas entidades reguladoras das Escolas, que são a IBF – International Biocentric Foundation e Scuola Toro.

Saiba mais sobre a Escola Catarinense de Biodanza

NOSSOS PROFESSORES